Home

Dr. Edson

Vídeos

Fotos

Local

Contato

 

 

Tratamento da Constipação Intestinal

Considerações: "Meu filho(a) tem o intestino preso". A Constipação implica em fezes duras, eliminadas com grande dificuldade e esforço, geralmente a intervalos longos (2 ou mais dias), pode às vezes ocorrer dor e/ou sangramento. A constipação crônica é funcional em 70% dos casos e geralmente tem origem emocional, que muitas vezes a criança não revela, por exemplo: ciúmes, medo, stress etc... ou originada por erro alimentar, ou seja, ingestão de muitas guloseimas ou muito leite e poucas fibras; ou também porque a criança não tem horário certo para evacuar. Dai o termo ENFEZADO, que por estar cheio de FEZES, fica irritado.

TRATAMENTO INICIAL: Somente quando existem fezes impactadas.

TRATAMENTO DE MANUTENÇÃO: Evitar reprimendas, evitar ansiedade, proporcionar atividades físicas, jogos adequados para a idade e leituras interessantes, assim como transmitir segurança para a criança.

CORREÇÃO DA ALIMENTAÇÃO: Evitar excesso de leite, utilizar o mais possível os seguintes alimentos: arroz integral, aveia e farinha de aveia, soja, feijão, lentilha, ervilha, vagem, verduras de folhas cruas e legumes verdes: alface, almeirão, agrião, chicórea, couve, erva-doce, espinafre, rúcula, salsão, pepino, pimentão, brócolis, quiabo, tomate, folhas de beterraba.

FRUTAS: Laranja com bagaço, suco de laranja, mamão, abacate, figo, uva-passa, ameixa-preta, azeitonas, amendoim, pipoca, mel. Tomar bastante líquido.

FARELO DE TRIGO: Uma colher de sopa ao dia, no iogurte natural ou no feijão ou no suflê ou no preparo de bolinhos.

FIBRAS: Em produtos comerciais: AllBran, Musli, entre outros.

LAXANTES: Sob orientação médica.

REEDUCAÇÃO DO HÁBITO DE DEFECAR: A criança deve ser colocada para evacuar todos os dias na mesma hora, 30 minutos após uma das refeições, com os pés firmemente apoiados num banquinho, num ambiente calmo e natural. Se a criança conseguir evacuar, elogiar bastante e colocar uma marca sobre o dia em calendário vistoso, e combinar um prêmio para cada 5 ou 10 marcas. Se a criança tiver medo de sentar na privada não insistir, permitir que evacue no chão sobre um jornal.

LINHAÇA (sementes): Trituradas e misturadas nas refeições.

 

Clínica Infantil - Dr. Edson Trevisan - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Nery Systems