1. As regras são importantes para a criança criar um padrão de conduta apropriada.
2. Devem ser:
a) Em número reduzido;
b) Só para assuntos importantes;
c) Justas (coerentes);
d) Devem estar de acordo com o nível de compreensão da criança;
e) Entender que a criança não aprende logo na 1º vez (nem mesmo nas 1ª vezes);
f) Os pais devem agir sempre igual (consistência e persistência);
g) Admite-se o relaxamento de regras em ocasiões especiais;
h) Estar aberto a discutir as regras, mas a decisão final deve ser dos pais;
i) A melhor forma de diminuir a frequência de comportamentos inadequados é ignorá-los, até o limite estabelecido;
j) O comportamento adequado da criança deve ser reforçado por elogios e recompensas;
k) Punição (nunca bater) pode ser usada ocasionalmente para desestimular uma conduta muito prejudicial ou perigosa;
l) A punição deve ser:
■ Justa, imediata e coerente (mesma falta, mesma punição);
■ Dizer firme, mas calmamente: -"Você não pode fazer isso". Adicione explicação breve;
■ Retirar regalia ou brinquedo;
■ Retirar a criança para um lugar monótono, por tempo curto (quanto menor a criança, em idade, menor o castigo em duração);
■ Quando tirar a criança do castigo, vale a pena, repetir o motivo que o colocou de castigo, e perguntar: -"Você entendeu porque ficou de castigo"?
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Recomendo também que os pais leiam livros relacionados com o tema.
Exemplos:
- Coleção Pé no Chão - Liliana lacocca
- Limites sem Trauma - Tania Zagury
Do seu amigo de sempre, Dr. Edson Trevisan
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